Foto: Portal Uai
De acordo com reportagem divulgada no jornal Estado de Minas nesta segunda-feira, o governo federal deve investir R$ 30,4 milhões na recuperação e preservação de 29 relíquias sabarenses, até 2013. Os recursos serão liberados via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Estas relíquias foram escolhidas com o apoio da comunidade.
As obras devem ser concluídas no ano anterior à Copa do Mundo de 2014 e a expectativa da gerente municipal de Patrimônio Cultural e Natural, Kelly Cardozo, coordenadora do Plano e Ações das Cidades Históricas de Sabará, é que o município seja um pólo turístico, já que faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a capital será uma das cidades-sede para os jogos da Copa.
Entre as edificações que fazem parte do patrimônio histórico de Sabará está a Igreja Nossa Senhora do Ó que, segundo o texto do jornal, é “legítima representante do barroco”. Também estão incluídas as igrejas Nossa Senhora do Rosário (Igreja de Pedra), de 1780, de Nossa Senhora do Carmo, única com obras de Aleijadinho, a Matriz Nossa Senhora da Conceição, anterior à vila que deu origem à Sabará e a de Santo Antônio de Pompeu, no arraial que formou o distrito de Mestre Caetano, que será restaurada já neste ano.
O jornal ainda acrescenta que foi elaborado, junto à equipe de pesquisadores da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, um plano de ação que contempla quatro caminhos turísticos na cidade. A publicação informa que a Capela Senhor Bom Jesus é um dos caminhos. Sua insfraestrutura será reformada e os elementos artísticos recuperados. Também faz parte dos percursos a Rua da Intendência, que tem como atrações o Museu do Ouro, antiga Casa da Intendência e a Igreja Nossa Senhora das Mercês, do século 18. A gerente do patrimônio explicou que os caminhos passarão por completa requalificação paisagística, com reforma das calçadas, largos, iluminação, tratamento das construções públicas, além da reforma de monumentos individuais.
Fonte: site da Arquidiocese de Belo Horizonte em 10/01/2011