ATENÇÃO: A partir de JANEIRO DE 2011 o valor para a entrada passou a ser de R$2,00 (dois reais)*- Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e Igreja Nossa Senhora do Ó

  • Matriz de Nossa Senhora da Conceição - construída a partir 1701, sendo que as obras se estenderam até 1710-  Entrada:  R$2,00

  • Igreja Nossa Senhora do Ó -  erguida em 1717  -   Entrada:  R$2,00
          - Ler sobre As Antífonas do Ó no Wikipedia 

* A entrada é uma maneira de se colaborar com todos os gastos necessários para se manter as igrejas abertas à visitação (pagamento de funcionários, limpeza do templo, gastos com iluminação, etc...). Os órgãos públicos atuam apenas no acompanhamento das licitações para manutenção e conservação do patrimônio público histórico nacional, mas quem administra e assume os encargos trabalhistas dos funcionários que ficam à disposição nas igrejas para as mantermos abertas é exclusivamente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.


  • Igreja de Santo Antônio do Pompéu
(OBS: Esta página está em construção!!!)

Sites externos com mais informações turísticas sobre a cidade de Sabará-MG:
::http://www.sabara.mg.gov.br/site/
::http://www.visiteobrasil.com.br/historiasdascidades/mg-sabara.php
::http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Sabara/port/lista.asp

--------------------------------------------------------
Informações sobre a Matriz Nossa Senhora da Conceição a partir de publicação do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte
Histórico
 O povoamento da região de Sabará se deu a partir da exploração de ouro e pedras preciosas empreendida por sucessivas entradas de exploradores no território das Minas, das quais se destaca como principal a bandeira de Fernão Dias Pais. Partindo de São Paulo em 1674, a bandeira fixou inicialmente três arraias ao longo de seu percurso – Ibituruna, São Pedro e Paraopeba e Sumidouro -, tomando conhecimento da região do Sabarabuçu em seu percurso de ida até o Sumidouro. Manoel de Borba Gato, genro de Fernão Dias, foi então encarregado pelo sogro, de empreender a exploração do Sabarabuçu, o que só foi possível a partir de 1700, quando Borba Gato retornou à região em companhia do governador da Capitania do Rio de Janeiro, Artur de Sá e Meneses, que ratificou sua primazia sobre os descobrimentos minerais.
 A paróquia de Sabará foi criada em 1701, por D. Frei Francisco de São Jerônimo, bispo do Rio de Janeiro, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Não é possível precisar a data de início e término da construção da Igreja Matriz, uma vez que a maior parte da documentação a respeito perdeu-se, mas a análise de suas características construtivas, aliada a relatos recolhidos por autores como Zoroastro Passos, Sylvio de Vasconcellos e Affonso Ávila, que estudaram a história de Sabará, Indicam que a Matriz teria sido construída durante a primeira década do século XVIII.
 A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais antigas construções religiosas da Capitania das Minas, sendo também uma das que apresenta maior riqueza decorativa. Uma capela primitiva, referida como “Igreja velha” em alguns documentos, teria sido construída na margem direita do rio Sabará, entre 1701 e 1710. A partir de 1714, existem referências a uma “Igreja nova”, logo após denominada de “Igreja grande” ou “Igreja Matriz”. A inexistência de elementos documentais leva a supor que nela tenham trabalhado artífices e artistas portugueses, uma vez que no início do Século XVIII, época em que a Igreja foi edificada, não havia mão de obra qualificada local. A Igreja passou por várias reformas e restaurações ao longo do tempo, mas nenhuma modificou expressivamente suas características estilísticas, conservando, portanto, grande parte de suas feições originais. Foi um dos primeiros bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), ainda em 1938, inscritos tanto a edificação quanto seus bens integrados e móveis, em conjunto, no Livro das Belas Artes.
GUIA DE VISITAÇÃO
 O átrio (1) possui forro em painéis artesoados com pinturas florais centralizadas, envoltas por molduras em ressaltos e filetes dourados; mesmo tipo de ornamentação está no forro do coro, acima. Ambos se abrem em largas arcadas em arco abatido, sendo a arcada do coro arrematada, ao centro, por cartela em talha dourada, anjos e sol. O sinuoso, formando balcão, que avança sobre o espaço da nave. O batistério (2), situado à esquerda, é separado do átrio por rica balaustrada em madeira torneada. Nele está localizada a pia batismal, esculpida em pedra, em formato de taça, bacia gomada com arremate acordoado na borda.
 A igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição possui três naves, uma central e duas colaterais, separadas por arcadas em madeira entalhada e dourada. O piso é em campas, às quais se intercalam grandes peças inteiriças. O forro da nave central (3), também artesoado, apresenta vinte e um painéis com pinturas representando os símbolos da Ladainha da Virgem Maria, além de atlantes dourados nas paredes laterais, ao alto, sustentando a cimalha do forro. Ao centro, de cada lado da nave central, localizam-se púlpitos (4), datáveis da primeira metade do século XVIII, em madeira torneada e entalhada, sustentados por cariátides aladas.
 São oito os altares que se encontram dispostos ao longo das naves laterais, formando capelas separadas por arcos, com forros abobadados em arestas (5), ornados com ricos entalhes. Os altares laterais (6) distribuem-se na seguinte ordem, a contar da porta de entrada, à esquerda, Nosso Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e São Miguel; à direita, São Manoel, Nossa Senhora do Amparo, Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Borja.
 O arco cruzeiro (7) é revestido de talha dourada, com ornamentação em folhas de acanto. Junto aos retábulos colaterais, na área do transepto, encontram-se painéis pictóricos em madeira (8) representando episódios dos Evangelhos relacionados à Eucaristia e, na entrada da Capela do Santíssimo, apresentam-se alegorias alusivas à Morte, ao Juízo Final, ao Inferno, aos Cavaleiros do Apocalipse e ao Paraíso.
 Outros quinze painéis pictóricos, também em madeira, estão presentes nas paredes e no forro da capela-mor (9). Trata-se de pinturas figurativas representando os mistérios do rosário, emolduradas por acantos e aves fênix, em talha dourada. O retábulo-mor (10) apresenta características típicas da primeira fase do Barroco, o chamado Nacional-Português, como colunas torsas com videiras e arquivoltas concêntricas nocoroamento. Contudo, alguns elementos da segunda fase do Barroco, o estilo Joanino ou D. João V, podem já ser encontrados: dossel no coroamento do retábulo e nos nichos laterais.
 Entronizada no altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição, escultura em madeira policromada e dourada.
 As portas laterais da capela-mor (11), que dão acesso às duas sacristias, possuem pinturas com motivos chineses, semelhantes aos que se encontram na Igreja de Nossa Senhora do Ó, possivelmente executados na mesma época. Ambas revelam a possível participação de artesãos oriundos das possessões portuguesas da Ásia nas obras artísticas ali executadas.
ARQUITETURA
 O partido arquitetônico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é similar aos dos demais edifícios religiosos do início do século XVIII, apresentando subdivisões que correspondem à capela-mor, no coroamento do percurso longitudinal da nave, e aos corredores laterais ao longo da capela-mor, onde se localizam a sacristia e Capela do Santíssimo. Apresenta estrutura em madeira, paredes de adobe na fechadura principal e de taipa nas laterais. Uma de suas características principais, que a diferencia das demais igrejas mineiras do período, é a existência de três naves – geralmente igrejas eram edificadas com uma única nave – identificando-se assim, com a Igreja Matriz de Raposos, também dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
 O frontispício é composto por portada de folhas almofadadas, duas janelas de guilhotina à altura do coro, frontão com cruzeiro raionado, torres sineiras laterais, alinhadas à fachada, com coberturas de telhas e grimpas em ferro com representações da esfera armilar com dragão, lua crescente, sol e estrela, todos sob a cruz. Na interpretação de José Marianno Filho, relembrada por Sylvio de Vasconcellos, trata-se de um discurso retórico e cosmológico: a fé católica regula o tempo e submete todas as coisas do universo, inclusive os maus e os ínfiéis.
 O longo período de sua construção, além da introdução de elementos novos provenientes de reformas e intervenções que ocorreram ao longo do tempo, fez com que a Matriz de Nossa Senhora da Conceição apresente constituição singular, com elementos que correspondem aos estilos Nacional-Português, Joanino, Rococó e, mesmo, Neoclássico.
ICONOGRAFIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
 A Conceição (ou Concepção) da Virgem Maria representa a crença na pureza de Maria, manifestada na Cristandade Ocidental em fins da Idade Média. Sua pureza foi exaltada em oposição à figura de Eva que, juntamente com Adão, teriam sido os responsáveis pela mácula de toda a linhagem humana. Assim, ao distinguir Maria dentre todas as mulheres, Deus lhe incumbia de redimir as faltas de Eva. Suas representações artísticas ressaltam essa virtude, geralmente apresentando a Virgem descendo dos céus, mãos juntas sobre o peito ou em posição de oração, cercada por querubins e nuvens e, muitas vezes, pisando sobre uma cobra, símbolo do pecado original. A Virgem apresenta também um crescente lunar sob os pés,símbolo associado à idéia de “castidade e nascimento, com o duplo aspecto, noturno e diurno, de nascer.”
 Essa crença, entretanto, dividiu teólogos por um longo período, devido ao impasse que a pureza e santidade conferidas a Maria por sua imaculada concepção criou em relação à santidade singular de Jesus Cristo. No século XIV, o franciscano Duns Scotus formulou uma teoria segundo a qual se atribuía a Maria, desde seu nascimento, a graça santificante, mas não os demais dons paradisíacos. Assim, a pureza de Maria e santidade singular de Cristo eram mantidas, bem como a idéia de que Jesus salvaria e remiria sua Mãe. Em 1477, o Papa Sixto IV aprovou esta doutrina, ratificada no século XIX por Pio IX, definindo-se assim o dogma da concepção imaculada da Virgem Maria.
 A representação da Concepção da Virgem é muito parecida com a Assunção de Maria aos céus, após sua morte, sendo a posição das mãos uma das diferenças observadas entre elas. Assim, nas representações da Imaculada Conceição, Maria tem as mãos juntas, sobre o peito ou em prece, enquanto em sua Assunção aos Céus apresenta os braços abertos, em uma atitude de entrega.
 A festa da Imaculada Conceição é comemorada no dia 8 de dezembro.

-------------------------------------------------------------------

Text in English via Google Translate


Church of Our Lady of Conception

Memorial of the Archdiocese of Belo Horizonte

History
The settlement of the Sabará region took place from the exploitation of gold and precious stones taken by successive entries of explorers in the territory of Mines, which stands out as the main flag of Fernao Dias Pais. From Sao Paulo in 1674, the flag initially set three rays along its route - Ibituruna, St. Peter and Paraopeba and Sumidouro - taking knowledge of the region's Sabarabuçu on your round trip to the sink. Manoel de Borba Gato, son in law of Fernao Dias, was then instructed by the father, to undertake the exploration of Sabarabuçu, which was only possible from 1700, when Borba Gato returned to the region in company with the Governor of the Province of Rio de Janeiro, Artur de Sá e Meneses, who confirmed his primacy over the mineral discoveries.
The parish of Sabará was created in 1701 by D. Brother Francis of St. Jerome, bishop of Rio de Janeiro, with the patron saint Our Lady of Conception. It is not possible to specify the start date and completion of construction of the Church, since most of the documentation regarding lost, but the analysis of their construction, coupled with reports collected by authors such as Zoroaster Passos, Sylvia Vasconcellos and Affonso Ávila, who studied the history of Sabara, indicate that the Matrix would have been built during the first decade of the eighteenth century.
The Church of the Immaculate Conception is one of the oldest religious buildings of the Province of Mines, and also one that is more richly decorated. A primitive chapel, referred to as "Old Church" in some documents would have been built on the right bank of the river Sabará, between 1701 and 1710. From 1714, there are references to a "new church", named after "great church" or "Mother Church". The lack of documentary evidence leads us to suppose that it has worked ATIT craftsmen and Portuguese, since the beginning of the eighteenth century, a time when the Church was built, there was no local skilled labor. The church has undergone several renovations and restorations over time, but no significantly changed their stylistic features, saving, so much of its original features. It was one of the first property listed by the Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN), still in 1938, entered the building as much as their mobile assets and integrated together in the Book of Fine Arts.
GUIDE FOR VISITING
The lobby (1) has coffered ceiling panels with floral paintings centered, surrounded by ledges and frames in gold fillets; same type of ornamentation is in the lining of the choir above. Both open in wide arches depressed arch, the arch of the choir being fetched, center, per card gilded angels and sun. The winding, forming counter, advancing on the space ship. The Baptistery (2), located to the left atrium is separated by rich turned wooden balustrade. In it is located the font, carved in stone, bowl-shaped basin with gummed acordoado finish the edge.
The church of Nossa Senhora da Conceição has three naves, a central and two side, separated by arches carved and gilded wood. The floor is in the field, which are interspersed large whole pieces. The ceiling of the nave (3), coffered also presents twenty-one panels with paintings depicting the symbols of the Litany of the Virgin Mary, and Atlantean golden side walls, the high, sustaining the capstone of the liner. At the center of each side of the nave, located pulpits (4), datable to the first half of the eighteenth century, wood turning and carving, supported by winged caryatids.
There are eight altars that are arranged along the aisles, forming chapels separated by arches, vaulted ceilings edges (5), adorned with rich carvings. The side altars (6) are distributed in the following order, from the doorway, left, Our Lord of Passion, Our Lady of Mount Caramel, Our Lady of the Rosary and St. Michael, right, São Manoel, Our Lady of Amparo, St. Anthony of Padua and St. Francis Borgia.
The arch (7) is coated in gold leaf, with ornamentation of acanthus leaves. Along the side altars in the transept area, are pictorial panels of wood (8) representing episodes of the Gospels related to the Eucharist, and the entrance to the Chapel of the Blessed, presents allegories alluding to Death, the Last Judgement, to Hell , the Knights of the Apocalypse and Heaven.
Fifteen other pictorial panels, also in wood, are present on the walls and ceiling of the chancel (9). It's figurative paintings depicting the mysteries of the rosary, framed by acanthus and phoenix birds in gilt. The altarpiece (10) shows typical features of Baroque the first phase, called the National Portuguese, and twisted columns with vines and concentric nocoroamento archivolts. However, some elements of the second phase of the Baroque style Johannine or D. John V, can now be found: the crown canopy of the altarpiece and the side alcoves.
Enthroned at the altar is the statue of Our Lady of Conception, polychrome wood carving and golden.
The side doors of the chancel (11), giving access to two vestries, have Chinese paintings with motifs similar to those found in the Church of Nossa Senhora do Ó, possibly running at the same time. Both reveal the possible participation of artisans from the Portuguese possessions in Asia artistic works performed there.
ARCHITECTURE
The architectural of the Church of Our Lady of Conception is similar to those of other religious buildings of the early eighteenth century, with subdivisions corresponding to the chapel, the crowning of the longitudinal course of the nave, side aisles and along the chapel chancel, where are located the sacristy and chapel of the Blessed. It features wooden structure, adobe walls in the main lock and mud on the sides. One of its main features that differentiates it from other churches of the mining period, is the existence of three ships - usually churches were built with a single ship - thus identifying himself with the Church of foxes, also dedicated to Our Lady of Conception.
The frontispiece consists of padded cover of leaves, two sash windows to the height of the choir, with cross gable Rayon, bell towers side, aligned with the facade, with tile roofs and iron weather vane depicting armillary sphere with the dragon, the crescent moon , sun and star, all under the cross. In interpreting Marianno Son of Joseph, recalled by Sylvio de Vasconcellos, this is a rant and cosmological: the Catholic faith regulates the time and submit everything in the universe, including the wicked and the infidels.
The long period of its construction, and the introduction of new elements from reforms and interventions that have occurred over time, caused the Church of Our Lady of Conception singular present constitution, with elements corresponding to the Portuguese National styles, Johannine , Rococo and even Neoclassical.
Iconography of the Immaculate Conception
The Conception (or design) of the Virgin Mary is the belief in the purity of Mary, manifested in Western Christianity in the late Middle Ages. Its purity was exalted as opposed to the figure of Eve, with Adam, would have been responsible for the taint of all the human lineage. Thus, to distinguish Mary among all women, it was for God to redeem the sins of Eve Her artistic performances highlight this because, usually presenting the Virgin coming down, hands folded on the chest or in prayer position, surrounded by cherubim and clouds and often stepping on a snake, a symbol of original sin. Virgin also has a crescent moon under her feet, a symbol associated with the idea of "chastity and birth, with double aspect, night and day of birth."
This belief, however, divided theologians for a long period due to the impasse that the purity and holiness conferred on Mary by her immaculate conception created in relation to the singular holiness of Jesus Christ. In the fourteenth century, the Franciscan Duns Scotus formulated a theory that was attributed to Mary, from his birth, sanctifying grace, but not the other heavenly gifts. Thus, the purity and holiness of Mary's unique Christ were kept, and the idea that Jesus would redeem and save his Mother In 1477, Pope Sixtus IV endorsed this doctrine, ratified in the nineteenth century by Pope Pius IX, thus defining the dogma of the Immaculate Conception of the Virgin Mary.
The representation of the design is very similar to the Virgin Mary's Assumption into heaven after his death, and the position of the hands of the differences between them. Thus, the representations of the Immaculate Conception, Mary's hands are together on the chest or in prayer, while in her Assumption into Heaven presents the open arms in an attitude of surrender.
The Feast of the Immaculate Conception is celebrated on December 8.