resize
fotos:Pe.Clárison -(*)
Ontem dia 17 de novembro de 2012, das 8h às 12h30min aconteceu a etapa de aprovação das ações do plano Pastoral da Região Nossa Senhora da Piedade (RENSP). Padres, leigos, o bispo auxiliar de nossa Região Episcopal, Dom João Justino e nosso arcebispo estiveram presentes no Colégio Santa Maria, no bairro Floresta em Belo Horizonte, onde foram aprovadas as ações da Região para nosso plano pastoral.


De 2013 a 2014, serão trabalhados dentro das diretrizes da ação Evangelizadora de nossa Arquidiocese as três dimensões:  ESPIRITUALIDADE ENCARNADA, VIDA COMUNITÁRIA e INSERÇÃO SOCIAL. Os programas do plano pastoral serão 15, a saber:  Para o  ANO 2013 - 1)Multiplicar grupos de leitura orante ou círculos bíblicos na perspectiva da formação de novas comunidades. 2)Qualificar a catequese como um dos momentos privilegiados de escuta da Palavra e educação da fé. 3)Fortalecer os diferentes Conselhos .4)Realizar a Semana Missionária (JMJ) em cada Paróquia e aproveitar o legado da Semana Missionária para o fortalecimento da evangelização dos jovens, com a participação das famílias. 5)Criar e acompanhar  Grupos de Fé e Política em cada Forania da Região. 6)Organizar e apoiar a pastoral da Sobriedade e outras ações de prevenção e de superação da dependência química. Para o ANO 2014 - 7) Fortalecer e qualificar toda a vida litúrgica das comunidades e paróquias da Região. 8) Organizar, apoiar e incrementar a Pastoral Familiar considerando a diversidade da realidade das famílias. 9) Criar e apoiar efetivamente a PASCOM  em todas as Paróquias da Região.  Para o ANO 2015 -10)Realizar um mutirão de formação e atualização de todos os agentes evangelizadores em sintonia com os 50 anos do Vaticano II. 11) Identificar, qualificar e oficializar os diferentes ministérios dos/as leigos/as  em sintonia com o Serviço de Animação Vocacional. 12) Articular as diferentes pastorais sociais das Paróquias na instância da Forania em comunhão com o projeto do Vicariato Episcopal para a Ação Social. Para o ANO 2016 - 13) Oferecer retiros e dias de espiritualidade para diferentes grupos de fiéis na perspectiva da espiritualidade trinitária de comunhão e de serviço. 14) Realizar uma Missão Pascal de visitação e troca de experiências entre as Paróquias de cada Forania na perspectiva do fortalecimento das comunidades. 15) Organizar a Pastoral da Cultura em cada Forania.

Ontem foram apresentadas e aprovadas ações para aplicação de cada um destes 15 programas acima mencionados.

No dia 08 de Dezembro de 2012, nosso arcebispo Metropolitano promulgará oficialmente as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese para o quadriênio 2013-2016.